O que é NFC-e?

 

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) modelo 65 é um documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, com o objetivo de documentar as operações comerciais de venda a consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna, ou seja, dentro do próprio estado.

A NFC-e foi instituída nacionalmente pelo AJUSTE SINIEF 07/2005, cabendo aos Estados sua adoção através de legislação estadual específica.

A NFC-e é representada através de documento impresso denominado DANFE NFC-e (Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica).

A NFC-e substitui a nota fiscal de venda a consumidor modelo 2 e o cupom fiscal emitido por ECF (Emissor de Cupom Fiscal) também conhecido como impressora fiscal. Sendo assim, a NFC-e não geração de crédito de ICMS.

A NFC-e destina-se somente às operações comerciais de venda a consumidor final, seja presencial ou para entrega em domicílio (delivery), tais como restaurantes, pizzarias, lanchonetes, farmácias, floriculturas, etc., situação onde estará impresso no DANFE NFC-e o nome do consumidor e seu endereço de entrega, para uso exclusivo em operações dentro do Estado.

Para emissão da NFC-e é necessário:

  • Fazer o credenciamento como emitente de NFC-e junto à SEFAZ de seu estado;

  • Possuir certificado digital no padrão ICP-Brasil, contendo o CNPJ da empresa;

  • Solicitar o Código de Segurança do Contribuinte (CSC) de produção através do Portal da NFC-e;

  • Computador com impressora de 40 colunas com capacidade para imprimir QR Code*;

  • Ter acesso a internet via banda larga;

  • Um software emissor de NFC-e, por exemplo, um dos Sistemas SUPER da AutomaCom

    para o varejo que incorpore o módulo correspondente.

* O QR Code é um código de barras bidimensional criado em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave, que significa “código de resposta rápida” devido à capacidade de ser interpretado rapidamente. Alguns Estados oferecem recurso de consulta da NFC-e, em seu portal correspondente, através da leitura do QR Code.

No Estado de São Paulo, a NFC-e pode ser consultada pela sua chave de acesso que está representada pelo QR Code através do site (http://www.nfce.fazenda.sp.gov.br/NFCePortal/).

 

O módulo para emissão de NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) é opcional.

Para contratar CONSULTE.

 

 


 

O que é SAT-CF-e?

Módulo Opcional: Consulte

 



 

O que é NFC-e?

Módulo Opcional: Consulte

 



 

O que é NF-e?

Módulo Opcional: Consulte

 



 

O que é ECF?

Módulo Opcional: Consulte